Mudanças Climáticas

AUTORA
Professora Vanessa Trzaskos, quinto ano

Nos meses de julho e agosto os alunos do 5º ano da Escola Municipal do Campo Santo Antônio realizaram atividades como: produção de maquete e cartazes, realizam entrevistas com pessoas com mais de 50 anos e com estas entrevistas realizaram produção textual.

A realização das atividades teve como ponto de partida o projeto da PEA- O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, que neste ano teve como tema “ Mudanças Climáticas”, partido desta proposta foram trabalhados temas relevantes como: o que é clima e o que é tempo, bem como suas divergências; o que é atmosfera; temperatura; efeito estufa; aquecimento global; mudanças climáticas e os 6 Erres, assim como a entrevista realizadas com as pessoas acima de 50 anos de idade para identificar mudanças climáticas possíveis que ocorreram ao longo do tempo.

Durantes as aulas foram propostas a atividade de campo, onde com uma ficha os passaram a observar o tempo durante uma semana, anotando nesta ficha o dia, como o céu estava, se havia vento, a temperatura, as roupas usadas por eles e outras observar que eles achassem interessantes sobre aquele dia, após os cinco dias eles apresentaram suas observações Em seguida foi abordado a questão da atmosfera para reforçar a compreensão e o entendimento os alunos realizaram a construção de maquete com as camadas que formam a nossa atmosfera, a maquete foi simples realizada com materiais impressos no qual eles mesmo coloriram, recortaram montaram.

Para abordas as questões relacionadas as mudanças climáticas a turma foi dividida em duplas e trio, cada equipe ficou responsável em construir um cartaz a respeito de um dos Erres (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar), após cada equipe apresentou para os colegas o seu trabalhado.

Após, cada aluno entrevistou uma pessoa com mais de 50 ano de idade, com um roteiro pré-estabelecido. Por meio das entrevistas os estudantes destacaram como foi a infância das pessoas entrevistas, o qual era diferente da infância deles em alguns aspectos, assim como clima, outros já frisaram com as embalagens eram diferentes, sendo mais comuns a alguns anos atrás vidros e latas, alguns produtos eram vendidos por quilogramas, assim como trouxeram histórias contadas pelos próprios entrevistas a respeito do clima da infância a até mesmo consumismo de hoje em dia. Por meio desta atividade os estudantes oportunizaram a construção de um conhecimento que foi além dos murros da escola, por meio relatos de uma história oral rica de saberes e conhecimentos, relato vivo de quem passo por um processo de mudança seja ela climática, ambiente até mesmo cultural.

Após todos todas as informações recolhidas por meio da entrevista, os estudantes transformaram em um texto narrativo do gênero crônica, a qual foi enviada para PEA- O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dengue é coisa séria, vamos fazer nossa parte

Campo e cidade

Meio Ambiente